19 de novembro de 2011

Família de 5 (cinco)?!


É engraçado observar a reação das pessoas quando respondo que tenho três filhos, uma de quatro, outro de dois e o caçula com um aninho. Já passei por cada situação. Um dia uma pessoa  me perguntou como eu fazia para dar o banho? Eu perguntei: -como assim? -Como você faz para dar banho? - Tiro a roupa das crianças, abro o chuveiro, as coloco debaixo do chuveiro, ensaboou, enxáguo, enxugo e pronto. Outra, com ares de superioridade, veio querer ensinar sobre controle de natalidade, precaução e outros conselhos (f)úteis, como se ter mais de dois filhos não fosse possível ser opção, apenas ignorância. Existem, também, os que se assustam mas que admiram e gostam, e, outros, que até  se inspiram. E quando digo que eu e minha esposa conversamos sobre a possibilidade de ter o quarto filho? Caem de costas.
Ir ao shopping. Atração na certa. Uma criança em meu colo, outra no colo da minha esposa e a terceira de mãozinha dada com um de nós dois, sempre atraem olhares. Viajar? Despesas dobradas. Não pela despesa intrínseca que cinco pessoas gerariam, mas, por que cinco pessoas é criar uma exceção nos pacotes turísticos. Para podermos viajar em janeiro tivemos que negociar com a gerência do hotel para ficarmos os cinco no mesmo quarto. É que eles aceitam no máximo o casal com dois filhos para cada quarto (estou até agora embasbacado), mas é isso mesmo. Olha que estou falando de três crianças, uma de quatro, outro de dois e o caçula com um aninho, se fossem adolescentes seria até compreensível. Nem vou falar nada sobre carros.
Quando me perguntam se valeu a pena, eu reflito até onde chegam as convenções sociais, penso em cada um dos meus filhos e  respondo:
Ah! nunca me faltaram bracinhos que envolvessem meu pescoço num abraço apertado; nunca me faltou um sorriso pelo simples fato de eu chegar em casa. Como é sublime ver os olhinhos brilharem com brincadeiras singelas. E o que dizer quando uma das crianças deita em meu colo se sentido protegida e amparada; quando em choro se cala no meu peito; e quando doente se conforta ao meu lado. Sim, sou feliz  e faria tudo de novo. 

Obs.: Não postei foto por que o fotógrafo só tem pacote para família com no máximo dois filhos, com três fica bem mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário